restrições 1
as práticas culturais consistem na forma criada pelos povos indígenas para a organização de sua socialidade;
elas permitem decifrar o código elaborado por esses povos para se relacionar com a vida do cosmos;
esse código estabelece deveres e restrições estabelecidos para pautar essas relações sociais e cosmológicas;
a questão das restrições no código das práticas culturais indígenas orientou o debate sobre a nossa experiência com o ensino de 'artes', conforme expressão proposta em nossos referenciais curriculares;
os textos sobre educação indígena e os documentos elaborados pelo governo parecem simplificar a relação entre a escola indígena e o mundo ocidental;
o exemplo em questão se refere à identificação das práticas culturais indígenas com as chamadas 'artes' ocidentais;
no entanto, nossa discussão apontou para a necessidade de se debruçar também sobre as diferenças entre umas e outras práticas culturais;
o elemento místico ou sagrado que caracteriza muitas das práticas culturais indígenas foi um dos temas debatidos;
enquanto a produção de arte contemporânea tende ao laico e ao comercial, as práticas culturais indígenas persistem investindo a cosmologia desses povos;
o processo de aprendizagem dessas práticas se diferencia por suas especificidades;
entre outras, foram apontadas: os momentos certos, os espaços adequados, o tempo de aprendizagem de cada pessoa, o interesse, a força do conhecimento, aprendizagem solitária, segredos da iniciação, autorização para uso dos conhecimentos, critérios de transmissão;





atividade
a partir daí, elabore uma comparação entre o ensino na escola e a aprendizagem nas práticas culturais da tradição indígena;