capítulo três: práticas culturais na socialidade indígena



calendário cultural
como vimos, as práticas culturais indígenas também se diferenciam das artes ocidentais devido às sociedades indígenas não terem museus;
nos museus são expostas as obras de arte, que são os artefatos simbólicos produzidos pelos artista como manifestação cultural;
as práticas culturais indígenas não são objetos de museu;
para além das técnicas de produção de instrumentos do cotidiano, as práticas culturais indígenas são marcadas pela importância de diversas cerimônias rituais;
essas ocasiões podem celebrar diversas situações: agradecimentos, jornadas míticas, casamentos ou nascimentos, batizados ou nominações, passagem para a vida adulta;
em grande parte das sociedades indígenas, são essas cerimônias – sempre sincronizadas com os movimentos do ecossistema – que norteiam o calendário;
muitas vezes as próprias escolas indígenas se organizam a partir desses calendários;
os calendários podem conter as festas tradicionais, as cerimônias rituais, a melhor época do ano para cada atividade, a época do ano para a fabricação de instrumentos (tecelagem, cerâmica, arcos, flechas e lanças, armadilh
as);


pesquisa
elabore atividades de pesquisa com os estudantes sobre os ciclos culturais e naturais;
essa atividade pode ser associada com outros conhecimentos ou áreas de saber;
elabore uma atividade de construção de um calendário cultural;
utilize as formas de expressão cultural, tais como desenhos, madeira, músicas, tecelagem, trançados;
a época em que se colhe o algodão, em que se têm as tintas, o tempo do jenipapo para a pintura corporal, tempo do barro para a cerâmica, de tirar a madeira para o arco, ou a palha para a casa;
fazer uma atividade ou um grupo para o calendário solar (período que os ocidentais chamam de ano) e outro para o calendário lunar (período que os ocidentais chamam de mês), muito importante para as atividades dos povos indígenas;